Caroline Uliana's profile

Porque você não precisa focar em só uma coisa

Porque você não precisa focar em só uma coisa

Diante de um mundo que cada vez mais incentiva a especialização e prega a ideia de que o foco em apenas uma coisa é o caminho, alguns escritores pensam o contrário. 

Essa é a mensagem que David Epstein passa no livro Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, que vai contra tudo o que nós sempre ouvimos falar sobre carreira, propósito e sucesso. 

Quando se fala em sucesso profissional, é cada vez mais comum se associar com prazer, realização pessoal e propósito. Em tempos de quarentena foi possível observar isso claramente, a importância de trabalhar com algo que faça sentido para termos vontade de levantar da cama e fazer o que precisa ser feito. E, além disso, enxergamos como é tênue a linha entre vida profissional e pessoal, já que o trabalho está cada vez mais associado a quem nós somos.

Estar há poucos passos de se formar em uma graduação, em meio a incertezas e a caminho de uma possível especialização, é difícil olhar para todo o trabalho realizado, anos de estudo e pensar “Ok, talvez não seja esse o caminho que eu quero seguir”. A onda da especialização que insiste em nos convencer que este é o caminho para o sucesso profissional traz consigo uma ansiedade que nos impede de alcançar a tão sonhada realização pessoal.

É preciso nos perguntar: qual é o propósito em estudar de forma aprofundada em determinado assunto? Será que ter afinidade ou até mesmo uma vantagem inicial em determinada área de um curso de graduação, por exemplo, justifica doar todo o nosso tempo, foco e energia para esse campo de atuação?

Essa é a questão. Não precisamos focar em só uma coisa.

Em momentos de ansiedade e incertezas, silenciar a mente nos permite perceber o que realmente importa e acessar a chave para o propósito das nossas vidas. Procurar entender o que nos move e exercitar o autoconhecimento é um grande favor que fazemos a nós mesmos, ao perceber o que realmente nos motiva a acordar pela manhã e quais são as coisas em que realmente somos bons.

Reflita e anote em um caderno: as coisas que você mais gosta de fazer e aquelas que você mais faz bem. Principalmente por vivermos em um mundo barulhento e acelerado, parar por alguns minutos e escrever no papel o que vem a nossa mente pode nos ajudar muito a clarear as ideias. Esse é um exercício que pode não ser para todos, mas que vale a experimentação. 

Analisar visualmente o que está nos nossos pensamentos torna muito mais fácil o planejamento e a ação. E, na maioria das vezes, nem sequer percebemos a possibilidade de atuarmos de forma profissional em determinada área, simplesmente porque a ideia ficava vagando pela nossa mente, e não parecia poder se tornar real.

Essa é a questão que pode mudar a vida de muitas pessoas: perceber que o sucesso profissional pode estar em associar todas as habilidades, preferências e interesses pessoais adquiridos ao longo da vida, e organizá-los de forma a se tornar um profissional mais completo, diferenciado e, inclusive, para a criação de novas ideias.

Por isso o autoconhecimento é tão importante. “Qual é o sentido em me especializar em determinada área?” “De que forma eu posso integrar um hobby ou habilidade completamente diferente da minha carreira para me tornar um profissional melhor?”. Essas são as perguntas que devem ser feitas. 

E o melhor, entender que não é preciso ser extremamente bom em alguma coisa nos liberta da necessidade de especialização e também do aprisionamento de estar em uma carreira, sem poder desviar o foco para outras áreas que, talvez nos conectem mais a um propósito maior e que, inclusive, podem vir a agregar valor à área em que atuamos como profissionais. 

Ser bom em várias coisas é melhor e mais produtivo do que ser muito bom em apenas uma. A integração de vários conhecimentos, mesmo que estes sejam completamente diferentes, sempre irá agregar valor de alguma forma e contribuir para a geração de novas ideias e para a formação de um profissional mais completo, criativo e capaz de aplicar diferentes conceitos e princípios de raciocínio em suas áreas de atuação.

Não há dúvidas, buscar o seu propósito e desenvolver autoconhecimento são a chave para o sucesso profissional e realização pessoal. Inclusive, estes estão muito interligados. 

Nesse sentido, uma frase do livro A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike de Phil Knight, pode servir de inspiração a qualquer pessoa que esteja iniciando ou até mesmo pensando em mudar a carreira: 

“(...) não se contentarem com um emprego, uma profissão, ou mesmo uma carreira. Busquem a sua vocação. Mesmo que não saibam qual é, saiam em seu encalço. Quando seguimos a nossa vocação, o cansaço é mais fácil de suportar, as decepções são como combustíveis, as vitórias são diferentes de tudo o que já sentimos.”
Porque você não precisa focar em só uma coisa
Published:

Porque você não precisa focar em só uma coisa

Published:

Creative Fields